captura de tela mostrando o instalador MOSS, desenvolvido por Ikey Doherty, em uma janela do terminal do Gnome
Serpent OS/Reprodução
Instalador MOSS, desenvolvido por Ikey Doherty
 

Após quatro anos de desenvolvimento, o ambicioso projeto de Ikey Doherty, ex-líder do Solus OS, finalmente ganhou forma: a imagem pre-alpha do Serpent OS está disponível para download. O sistema operacional, desenvolvido do zero e inspirado no framework de jogos homônimo do próprio criador, promete oferecer uma experiência Linux moderna, descomplicada e robusta.

Inicialmente planejado com o KDE Plasma como ambiente gráfico padrão, o Serpent OS mudou de rumo e adotou o GNOME. A imagem pre-alpha traz o GNOME 45.3, mas versões mais recentes devem chegar em futuras atualizações. A interface é minimalista, com apenas alguns aplicativos pré-instalados, como Firefox, GNOME Console (terminal), GNOME Text Editor, Zed, Loupe e suporte a extensões. Para ampliar as opções de software, o sistema conta com suporte a Flatpak, porém não ativado por padrão nesta versão inicial.

A ausência de um instalador gráfico é uma das limitações atuais do Serpent OS. A instalação ainda é um processo manual, realizado por linha de comando através do utilitário lichen. O criador do Serpent OS destaca a necessidade de particionar o disco manualmente antes de iniciar a instalação. É necessário criar uma partição EFI e, opcionalmente, uma partição XBOOTLDR em FAT32, até que o suporte ao driver systemd-boot seja integrado.

Uma das principais inovações do Serpent OS é o gerenciador de pacotes MOSS, desenvolvido em Rust e capaz de realizar restaurações offline. O sistema adota um modelo de lançamento contínuo (rolling release), garantindo sempre as versões mais recentes de tecnologias Linux. Por exemplo, esta primeira versão pre-alpha já inclui o kernel Linux 6.10.

O futuro do Serpent OS é promissor. Estão previstos suporte a outros ambientes gráficos, como o KDE Plasma, uma instalação gráfica e até mesmo um modo quiosque para locais com acesso limitado à internet. Além disso, o sistema operacional também terá suporte ao ambiente de desktop COSMIC, desenvolvido também em Rust pela System76.