Ilustração vetorial de notebook com código aberto em uma janela
Freepik/fullvector

Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Criada em 1991 pelo programador holandês Guido van Rossum, ela é uma linguagem de alto nível, interpretada, e possui uma sintaxe simples e fácil de aprender. Desde sua criação, Python tem ganhado cada vez mais adeptos e atualmente é uma das linguagens mais utilizadas em diversas áreas, como desenvolvimento web, ciência de dados e inteligência artificial.

Segundo o índice Tiobe, que mede a popularidade das linguagens de programação, Python é a terceira linguagem mais popular do mundo, atrás apenas do Java e do C. Além disso, ela tem se mantido na primeira posição no ranking da IEEE Spectrum como a linguagem de programação mais utilizada em áreas como machine learning, inteligência artificial e ciência de dados.

Mas o que faz de Python uma linguagem tão popular? Uma das principais razões é sua versatilidade. Python pode ser utilizada em diversas áreas, desde desenvolvimento web até computação científica e análise de dados. Além disso, a comunidade Python é bastante ativa e engajada, o que faz com que a linguagem esteja em constante evolução e atualização.

Outro fator que contribui para a popularidade de Python é sua facilidade de aprendizado. A sintaxe simples e clara da linguagem faz com que ela seja uma das mais fáceis de aprender, mesmo para aqueles que não têm experiência prévia em programação. Além disso, Python possui uma grande quantidade de documentação e tutoriais disponíveis na internet, o que facilita ainda mais o aprendizado.

Python também é bastante utilizada em áreas como inteligência artificial e machine learning. Isso se deve em grande parte ao fato de que existem diversas bibliotecas em Python que facilitam a implementação de algoritmos de aprendizado de máquina e outras técnicas de inteligência artificial. Algumas das bibliotecas mais populares são o TensorFlow, o PyTorch e o Keras.

Outro aspecto que torna Python uma linguagem de programação tão popular é a grande quantidade de empresas que a utilizam. Empresas como Google, Facebook, Dropbox, Spotify, Netflix, entre outras, utilizam Python em seus produtos e serviços. Isso faz com que Python seja uma linguagem muito valorizada no mercado de trabalho e que os profissionais que a dominam tenham boas oportunidades de emprego.

Mas a popularidade de Python não se resume apenas a grandes empresas. A linguagem é amplamente utilizada também por startups e pequenas empresas, que encontram em Python uma opção acessível e eficiente para desenvolver seus produtos e serviços.

Como aprender Python?

Python é uma linguagem de programação popular, poderosa e fácil de aprender. Se você está interessado em aprender a programar ou quer expandir seus conhecimentos, Python é uma excelente escolha. Aqui estão algumas dicas e recursos para ajudá-lo a começar.

Ilustração vetorial mostra garoto aprendendo a programar
Freepik

Por que aprender Python?

Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo. É usado em uma ampla variedade de campos, como ciência de dados, inteligência artificial, desenvolvimento web, automação de tarefas e muito mais. Com Python, você pode criar desde simples scripts até aplicativos complexos.

Comece com um tutorial

Para começar a aprender Python, você pode começar com um tutorial online. Há muitos recursos gratuitos disponíveis na internet, incluindo os da Prime, Didática, Udemy, Codecademy, SoloLearn e W3Schools. Esses tutoriais geralmente começam com os conceitos básicos da linguagem, como variáveis, funções e loops, e avançam para tópicos mais avançados. Depois que você entender o básico, vai ficar mais aprender tópicos mais avançados por conta própria.

Pratique com desafios de programação

Uma das melhores maneiras de aprender Python é praticando com desafios de programação. Há muitos sites que oferecem problemas para você resolver, como o Project Euler, HackerRank e CodeWars. Esses desafios ajudam a melhorar suas habilidades de resolução de problemas e fornecem uma oportunidade para você aplicar o que aprendeu.

Use recursos para iniciantes

Existem muitos recursos disponíveis para iniciantes em Python. O Python.org tem uma documentação detalhada sobre a linguagem, além de tutoriais e exemplos de código. Outros recursos úteis incluem o livro “Automatize Tarefas Maçantes com Python” (edição gratuita), de Al Sweigart, e o “Python Crash Course” de Eric Matthes.

Aprenda com projetos práticos

Aprender Python através de projetos práticos pode ser uma maneira divertida e eficaz de melhorar suas habilidades. Há muitos projetos disponíveis online que você pode seguir, como criar um jogo, uma aplicação web ou um programa para automação de tarefas. Você pode encontrar projetos no GitHub e no site Real Python.

Participe da comunidade

Python tem uma comunidade ativa e acolhedora. Participar de fóruns online, grupos de discussão e conferências pode ajudá-lo a aprender com outros programadores e obter suporte para seus projetos. O Python Brasil é um exemplo de uma comunidade forte no país.

Sintaxe

Aqui estão dois exemplos básicos de códigos em Python:

Cálculo da média aritmética

Neste exemplo, vamos criar um programa que recebe três valores como entrada e calcula a média aritmética desses valores. O código é o seguinte:

valor1 = float(input("Digite o primeiro valor: "))
valor2 = float(input("Digite o segundo valor: "))
valor3 = float(input("Digite o terceiro valor: "))

media = (valor1 + valor2 + valor3) / 3

print("A média dos valores é: ", media)

Neste código, a função input() é utilizada para receber os valores digitados pelo usuário. Os valores são então convertidos para o tipo float e armazenados nas variáveis valor1, valor2 e valor3. Em seguida, a média aritmética é calculada e armazenada na variável media. Por fim, a função print() é utilizada para exibir a mensagem com o resultado do cálculo da média.

Esses são apenas dois exemplos simples de códigos em Python, mas mostram como a linguagem pode ser utilizada para realizar tarefas simples e complexas. Com a versatilidade e facilidade de aprendizado de Python, é possível criar programas de todos os tipos e para diversas finalidades.

Jogo da Adivinhação

O Jogo da Adivinhação é um jogo simples em que o jogador deve adivinhar um número escolhido aleatoriamente pelo computador. Em Python, podemos criar esse jogo utilizando a biblioteca random para gerar o número aleatório e um loop while para permitir que o jogador faça várias tentativas.

import random

numero_secreto = random.randint(1, 100)
tentativas = 0

print("Bem-vindo ao Jogo da Adivinhação! Eu escolhi um número entre 1 e 100. Tente adivinhar qual é!")

while True:
    tentativas += 1
    palpite = int(input("Digite um número: "))
    
    if palpite == numero_secreto:
        print("Parabéns! Você acertou em", tentativas, "tentativas!")
        break
    elif palpite < numero_secreto:
        print("O número que escolhi é maior do que", palpite)
    else:
        print("O número que escolhi é menor do que", palpite)

Neste código, a variável numero_secreto é gerada aleatoriamente utilizando a função randint() da biblioteca random. A variável tentativas é inicializada como zero e irá contar quantas vezes o jogador tentou adivinhar o número.

Dentro do loop while, o jogador faz um palpite digitando um número. Esse número é convertido para o tipo int utilizando a função int(). Em seguida, o código verifica se o palpite do jogador é igual ao numero_secreto. Se for, o jogo termina e a mensagem de parabéns é exibida junto com o número de tentativas que o jogador precisou para acertar.

Se o palpite do jogador for menor do que o numero_secreto, o código exibe a mensagem “O número que escolhi é maior do que [palpite]”. Se o palpite do jogador for maior do que o numero_secreto, o código exibe a mensagem “O número que escolhi é menor do que [palpite]”. Isso ajuda o jogador a saber se está se aproximando ou se afastando do número correto.

Esse exemplo de código mostra como Python pode ser utilizado para criar jogos simples e divertidos. Além disso, o uso de bibliotecas como random facilita a geração de números aleatórios e torna o código mais eficiente.