Logo do Threads em um fundo escudo com efeito similar a de uma galáxia
Meta/Reprodução

O aplicativo Threads, desenvolvido pela Meta, empresa de Mark Zuckerberg, foi lançado como um concorrente direto do Twitter. Ainda sem muito recursos, mas com respaldo da gigante do Instagram, o Threads promete intensificar a rivalidade entre Zuckerberg e Elon Musk, que adquiriu o Twitter no ano passado.

Desenvolvido como um aplicativo complementar ao Instagram, o Threads permite conversas em tempo real entre os usuários, oferecendo um espaço aberto e amigável para comunidades se conectarem de forma direta e imediata. Com uma base de usuários já consolidada, o Instagram fornece ao Threads uma vantagem significativa.

O Threads se assemelha ao Twitter (e outros microblogs, como o Mastodon e o Bluesky), permitindo aos usuários publicar mensagens baseadas em texto, fotos e vídeos em um feed rolável. No entanto, ainda não suporta mensagens diretas, um recurso oferecido pelo Twitter. O Instagram afirmou que está aberto a adicionar novos recursos, conforme solicitado pelos usuários.

O lançamento do Threads intensifica a rivalidade entre Zuckerberg e Musk, que têm estratégias divergentes para suas plataformas. Musk tem implementado mudanças significativas no Twitter, enquanto Zuckerberg busca criar uma alternativa verdadeiramente amigável e expansível. Com o Threads, a Meta espera oferecer aos usuários uma experiência diferenciada.

Leia também: Twitter lança “Subscriptions” para oferecer assinaturas de conteúdo exclusivo

Como criar uma conta no Threads?

Para utilizar o Threads, é necessário ter uma conta no Instagram, que serve como base de integração. O mesmo nome de usuário é utilizado tanto no Instagram quanto no Threads, facilitando a transição para os usuários. Além disso, os perfis verificados no Instagram também serão automaticamente verificados no Threads, oferecendo uma experiência segura e confiável.

Capturas de tela do aplicativo Threads
Meta/Reprodução

O Instagram decidiu transformar o Threads em um aplicativo separado para simplificar sua plataforma principal. A Meta reconheceu a demanda por um espaço público mais acessível e investiu nesse segmento. A equipe do Instagram dedicou-se a criar um aplicativo que atendesse às necessidades dos usuários e oferecesse uma experiência inovadora.

A Meta planeja integrar o Threads com outros aplicativos por meio do conceito de Fediverso, permitindo que os usuários utilizem o Threads em conjunto com plataformas que compartilham protocolos de comunicação, como Mastodon. Essa abordagem atrai criadores de conteúdo e influenciadores, oferecendo a oportunidade de expandir sua presença sem começar do zero em cada plataforma.

O Threads já está disponível para download gratuito (para iOS e Android) nos Estados Unidos e em mais de 100 países – incluindo o Brasil. No entanto, a Meta aguarda detalhes sobre a implementação da nova lei da União Europeia, o Digital Markets Act, antes de disponibilizar o Threads nos 27 países da UE.

Com o lançamento do Threads, a batalha pela supremacia no mundo dos microblogs ganha mais um concorrente. Resta ver como o aplicativo se destacará e se conseguirá atrair uma base sólida de usuários, estabelecendo-se como uma opção sólida e atraente para os amantes das redes sociais.